Os gatekeepers se tornarão parte de um assunto muito comentado no mundo virtual nos últimos anos.
Mesmo que em diferentes contextos, esse termo refere-se a alguém que tem poder de controlar o acesso de algo ou alguém, como se fosse uma espécie de filtro.
Hoje em dia, muitas empresas já contam com os gatekeepers para garantir a segurança das suas plataformas.
Porém, é comum que existam muitas dúvidas sobre o termo e, por conta disso, preparamos um conteúdo para que você conheça um pouco mais sobre ele. Confira!
O que são os gatekeepers?
A expressão gatekeeping apareceu pela primeira vez relacionada ao contexto da comunicação em meados dos anos 50.
Naquela época, ela era aplicada à realidade dos jornais, mais precisamente na seleção de notícias do dia a dia.
Com a popularização do uso da internet, em âmbito mundial, muito se tem discutido sobre o trâmite de informações nas novas redes de relacionamento, sites de pesquisa e empresas que veiculam conteúdo online.
Para que possamos nos aprofundar no assunto, primeiro, precisamos entender o significado de gatekeepers:
- Gate = Portão
- Keeper: Guardião
O termo surgiu com o jornalismo, sendo algum tipo de porteiro, responsável pela progressão da notícia determinando desse modo quais seriam ou não programadas.
Veja alguns exemplos do nosso dia a dia:
- Repórteres;
- Editores e editores-chefe;
- Diretores de jornalismo.
E como aplicamos isso a sua performance online?
Pense da seguinte forma: quanto mais processos impedirem um usuário de tomar uma decisão, menos passarão pelo “porteiro” tecnológico.
Pergunte-se se a informação que você pede no formulário do seu site é realmente essencial. Se a resposta for negativa, então você deverá ajudar o usuário a reduzir esforços necessários para que ele consiga completar a compra do seu site ou até mesmo do seu aplicativo.
Por exemplo: uma empresa removeu um campo do formulário de compra e receberam um aumento de conversões que gerou 12 milhões de incremento na sua receita anual.
O que isso nos ensina?
Quanto menos gatekeepers, maior é a facilidade que um usuário terá em preencher um formulário, comprar, assinar ou entrar em contato com a empresa, e isso irá aumentar consideravelmente as chances de vendas.
O ideal é sempre evitar dificultar a experiência dos seus usuários, por mais que você pense que colocar uma pergunta difícil no formulário vá filtrar os seus leads e só ter informações qualificadas.
Isso porque, ao optar por esse tipo de estratégia, também será mais difícil ter um bom lead nas suas campanhas.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os gatekeepers, chega o momento de compreender até onde vale a pena usá-los e quando é necessário abrir mão desse tipo de ferramenta.