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Taxa de conversão de sites e landing pages: 5 erros comuns (e como corrigir)

Quando falamos em vendas online, muitos gestores acreditam que basta investir em anúncios ou ter preços competitivos, mas existem erros comuns de UX que podem afetar os seus resultados.

Isso porque, se o seu site ou aplicativo não oferece uma boa experiência do usuário, dificilmente esses esforços vão trazer resultados consistentes.

Pequenos detalhes de design e usabilidade podem ser os responsáveis por espantar visitantes e reduzir drasticamente a sua taxa de conversão.

Pensando nisso, vamos destacar 5 erros comuns de UX que prejudicam o desempenho digital das empresas e, claro, mostrar como corrigi-los.

1. Layout poluído e excesso de informação

Um dos erros comuns de UX é acreditar que mais elementos significam mais valor. Na prática, páginas sobrecarregadas de imagens, botões e textos só acabam confundindo os usuários.

Isso porque, as pessoas acabam não entendendo a dinâmica do ambiente, se perdendo sem saber onde elas devem olhar.

Neste momento, a mensagem principal a ser passada acaba sendo deixada de lado e a permanência do usuário no site diminui.

Como corrigir?

Para evitar esse tipo de problema, sem abrir mão da persuasão, você deve sempre apostar em um design limpo e que apresente espaços em branco estratégicos.

Os CTAs (Call to Action) são muito importante, porém, destacar apenas uma ou duas versões por página já é o suficiente para ter bons resultados.

Usar a hierarquia visual (cres, tamanhos e contrastes)  também é uma boa estratégia, pois ela guiará o olhar dos seus visitantes.

Um layout mais simples não só melhora a usabilidade, como aumenta a clareza da oferta e favorece a conversão.

2. Navegação confusa e menus mal estruturados

Se o usuário precisa pensar demais para encontrar o que ele está procurando, então algo está errado.

A navegação é um dos pilares da experiência do usuário e, quando mal planejada, acaba se tornando um gargalo para a conversão.

Menus extensos e desorganizados, estruturas de categorias sem lógica e links escondidos ou mal identificados são os maiores causadores desses problemas.

Como corrigir?

É possível reverter esses problemas organizando o seu menu de uma maneira intuitiva, sempre priorizando as páginas mais acessadas. Utilize rótulos claros, para manter o usuário bem instruído.

É preciso criar breadcrumbs (caminho de navegação), para que possa facilitar o retorno às páginas anteriores.

Lembre-se de realizar testes de usabilidade para entender como os usuários interagem com o seu site.

Uma navegação fluida reduz atrito e aumenta a satisfação, evitando muitos dos erros comuns de UX..

3. Lentidão no carregamento

Nada tira mais a paciência do usuário do que um site lento e que não responde com agilidade aos toques.

Hoje, a velocidade de carregamento é determinante não apenas para a experiência, mas também para o SEO do seu site.

Páginas que demoram mais de 3 segundos para carregar já podem ser consideradas um problema para uma empresa.

Além disso, é preciso atentar-se à imagens pesadas e que não tenham otimização, pois as pessoas gostam de visualizar os itens que estão sendo oferecidos.

É necessário também sempre contar com o uso de recursos como o cache e o CDN, para que as técnicas de venda sejam bem aplicadas.

Como corrigir?

As melhores maneiras para evitar esses problemas é comprimindo imagens sem perder a qualidade.

Você também pode contar com ferramentas como o Google PageSpeed Insights, que é essencial para identificar diferentes gargalos que a sua empresa pode estar enfrentando.

Além disso, você poderia investir em um bom servidor de hospedagem, o que é altamente eficaz para melhorar a experiência dos seus clientes.

Cachês e redes de distribuição de conteúdo (CDNs) também são boas estratégias a serem adotadas.

Um site rápido mantém o usuário engajado, melhora a usabilidade e contribui para maiores conversões.

4. Formulários longos e complexos

Os formulários são essenciais para capturar leads ou concluir vendas, mas quando são extensos demais, tornam-se barreiras.

Esse é um dos erros comuns de UX que mais afetam o e-commerce e páginas de captura de uma marca.

Campos em excesso podem desmotivar o cliente a preencher todas as informações ou solicitar dados irrelevantes para a etapa da jornada.

A falta de clareza no motivo do pedido dos dados também é um ponto que faz com que os usuários desistam de fazer o preenchimento.

Como corrigir?

A melhor maneira de reverter esses problemas é solicitar apenas o essencial (nome, e-mail e, se necessário, telefone).

Lembre-se de explicar o motivo pelo qual você está pedindo aqueles dados e como eles serão usados.

Se for preciso pedir mais informações, divida o formulário em etapas curtas, que não deixarão as pessoas visualmente cansadas.

Sempre que possível, utilize o preenchimento automático para facilitar o processo dos seus usuários.

Formulários simples aumentam a adesão e reduzem o abandono, contribuindo para o aumento dos pedidos.

5. Falta de responsividade em dispositivos móveis

A maioria dos acessos hoje acontece pelo celular. Ignorar a responsividade é um dos erros comuns de UX mais graves, já que o usuário pode abandonar o site se ele não funcionar bem em telas menores.

Os layouts que não se adaptam a diferentes dispositivos, botões pequenos e difíceis de clicar e conteúdos que exigem zoom ou rolagem lateral são muitos pontos que fazem com que as pessoas desistam de usar o seu site em dispositivos móveis.

Como corrigir?

Para evitar todos esses problemas, você pode adotar o conceito de mobile first, projetando primeiro para telas menores. Garanta que os botões e os CTAs estejam sempre em tamanhos adequados ao toque.

Teste o seu site em diferentes tipos de dispositivos e navegadores, garantindo que ele funcione perfeitamente em todos os modelos de aparelhos.

Sites adaptados para mobile não só melhoram a experiência do usuário, como também aumentam a visibilidade nos buscadores e são ótimos gatilhos mentais para aumentar as suas vendas.

Como identificar erros de UX no seu site

Além de corrigir os problemas listados, é importante adotar uma postura de melhoria contínua. Algumas práticas úteis:

  • Testes A/B: compare versões de páginas para descobrir qual gera mais conversão;
  • Mapas de calor (heatmaps): entendem onde o usuário clica e como navega;
  • Feedbacks diretos: pesquisas rápidas com visitantes para identificar dificuldades;
  • Análises de funil: monitorar em qual etapa os usuários abandonam o processo.

Esses recursos permitem encontrar erros comuns de UX antes que eles impactem de forma significativa os resultados.

Muitos sites perdem vendas não pela qualidade do produto, mas pelos erros comuns de UX que tornam a jornada do usuário confusa, lenta ou frustrante.

Ao corrigir problemas como excesso de informação, navegação ruim, lentidão, formulários longos e falta de responsividade, sua marca melhora a experiência do usuário, aumenta a confiança e impulsiona a taxa de conversão.